O que são Próteses Dentárias?
16421
single,single-post,postid-16421,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

O que são Próteses Dentárias?

O que são Próteses Dentárias?

São dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas.

O que são Próteses totais removíveis?
As próteses totais são dispositivos que permitem ao paciente recuperar a sua função e estética em caso de perda de todos os seus dentes naturais.
São próteses que podem ser confeccionadas imediatamente após a remoção de todos os dentes remanescentes mas que ao fim de alguns meses necessitam de ser rebasadas (reajustadas) devido à cicatrização dos tecidos moles e reabsorção óssea.

Qual a diferença entre uma prótese parcial esquelética e uma acrílica?
A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura), pode apoiar sobre a gengiva e os dentes. A prótese acrílica é construída predominantemente em resina acrílica, e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos) ou redes e barras para reforço.

O que é a Prótese Fixa?
É a reabilitação parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente. Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos.
As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm como objectivo mimetizar a dentição natural do indivíduo. Existem outras formas de prótese fixa que serão abordadas noutros artigos (inlay, onlay e overlay).
A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, quer pela estética quer pelo conforto e por ser o que mais se aproxima da nossa dentição natural.

Em que situações estão indicadas as Próteses Fixas?
– Substituir uma grande restauração quando não resta muita estrutura do dente natural.
– Proteger um dente que sofre uma fractura extensa.
– Aumentar a retenção e suporte de uma prótese removível esquelética.
– Substituir um dente ausente colocando-o sobre um implante dentário.
– Recobrir um dente com alteração da cor ou forma.
– Proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada.
– Substituir dentes ausentes.

Qual é o objectivo do uso dos implantes dentários?
Os avanços da Medicina Dentária permitem nos dias de hoje uma nova opção de tratamento que é a coroa sobre um implante dentário. Os implantes utilizam-se em casos de perda de um ou mais dentes quando se pretende efectuar próteses fixas, ou seja, os implantes funcionam como raízes naturais suportando as próteses fixas. Para além desta indicação, os implantes são também muito úteis quando os pacientes são desdentados e em que não existe estrutura óssea e a mucosa gengival não permite a utilização de uma prótese total com conforto e estabilidade. Aqui o objectivo dos implantes é aumentar o suporte e retenção da prótese que neste caso será removível, embora fique bem estável.